Oficinas

OFICINA
MINISTRANTE
EMENTA
LOCAL DA OFICINA
1 A -  Animação
(Alunos da EE Dom José Gaspar)
Professora Thaiane A. Porfírio
RENAFOR/UFTM
Os objetos de aprendizagem no trabalho com o Stop Motion, como por exemplo, a disponibilidade para a aplicação de uma aula utilizando esta técnica, a adequação e, sobretudo, termos em mente quais nossos objetivos quando nos propusermos aplicar esta metodologia de ensino e aprendizagem.
A aplicação desta técnica em nossa prática pedagógica e como podemos obter resultados importantes.  curso.
Verificar atitudesvaloresconceitosprocedimentos,trabalho manual, e o trabalho coletivo, pois esta é uma metodologia que exige a participação do outro para a concretização do resultado final. E o mais importante: pode ser aplicada em qualquer conteúdo.
Outro fator preponderante para se trabalhar o Stop Motion na educação é que ele proporciona a necessidade do aluno ter que realizar um roteiro, desenvolver habilidades para contar e criar histórias, como também o manuseio com máquinas fotográficas, computadores e programas de edição.
Facthus Campus 2  Travessa Domingos Paraíso, 43 - Centro    Sala  22
1B - Animação
(Alunos da EE Dom José Gaspar)
Professor Maurício Sousa Júnior/RENAFOR/UFTM
Facthus Campus 2  Travessa Domingos Paraíso, 43 - Centro      Sala  23
2 - Produção de Vídeos
Professora: Paula Sunega- RENAFOR - UFTM
A oficina tem como objetivo formar e capacitar profissionais da área da Educação no universo de criação do audiovisual digital. A partir do Cinema e do Vídeo serão abordados de forma clara e objetiva a história do audiovisual, a dimensão técnica de sua realização, as ferramentas da era digital e os aspectos de criação e linguagem. A expectativa com o curso é promover aos participantes acesso a uma formação básica em cinema e vídeo digital, que consiga conjugar tanto as habilidades técnicas quanto o desenvolvimento da criatividade e do olhar, de modo a permitir a criação e a leitura crítica da imagem em nosso tempo e aplicá-las no dia-a-dia escolar.
Facthus Campus 2  Travessa Domingos Paraíso, 43 - Centro      Sala  17
3 - Fotografia e História
Professor: Elioenai Amuy – UFTM
O objetivo do curso é apontar os caminhos existentes e estimular a criação. Não se pode ficar preso a regras e conceitos, mas é preciso conhecer para transformar o meio, entender como ampliar a visão de mundo, o que é essencial para a prática da fotografia. A fotografia é a versão do seu autor frente aos fatos que registra.
Facthus Campus 2  Travessa Domingos Paraíso, 43 - Centro      Sala  18
4 - Usando Libras na Sala de Aula
Professora Vivian Zerbinatti – Florence Alves Pereira de Queiroz
 Estudo dos elementos básicos que compõem a Língua Brasileira de Sinais; Aplicabilidade dos conhecimentos trabalhados em diferentes situações de interação social. Contribuirá para que os participantes conheçam melhor a língua de sinais e sua importância para seus usuários, desmistifique alguns mitos, além de  ressignificarem conceitos acerca da surdez, da pessoa surda e da língua que utilizam
Facthus Campus 2  Travessa Domingos Paraíso, 43 - Centro Sala  19
5 - Instalando e usando a Lousa Digital
Professor: Thiago Lemos
Professora Amália Maria Carvalho Mateus Idaló - EE Anexa á SUPAM - RENAFOR/UFTM
O objetivo da oficina é  instalar, explorar   a lousa digital    possibilitando aos professores  a tornarem suas aulas mais interativas.
Facthus Campus 2  Travessa Domingos Paraíso, 43 - Centro      Sala  21
6 - Charges Online
Professor: Homero Mendes – UFTM RENAFOR
Associar o conteúdo pedagógico a bons momentos vividos em sala de aula pode ser uma ótima fórmula para o sucesso do aprendizado dos alunos .Levar para escola recursos humoristicos, como aqueles contidos em caricaturas e histórias em quadrinho.
Facthus Campus 2  Travessa Domingos Paraíso, 43 - Centro Laboratório de Informática II andar
7 - JCLIK
Professor: Marco Antônio Masseli
"Ferramenta para elaboração de atividades didáticas para alunos através do computador. Possibilita a criação de um projeto (aula), através da realização e avaliação de atividades educacionais multimídias de diversos tipos: quebra-cabeças, associações, exercícios com texto e lacunas, palavras cruzadas e outros."
"Ferramenta para elaboração de atividades didáticas para alunos através do computador. Possibilita a criação de um projeto (aula), através da realização e avaliação de atividades educacionais multimídias de diversos tipos: quebra-cabeças, associações, exercícios com texto e lacunas, palavras cruzadas e outros."
People - Rua Major Eustaquio,517 Centro  - CEP - 38010270–                                  Sala 1
8 - Software Imagination- LINUX
Professor: Bruno Cesar
Imagination é uma ferramenta simples e leve para fazer slideshows em DVD.É dificil encontrar um programa para fazer apresentações de slides em DVD para Linux. É um programa muito prático, simples e eficiente do que outras interfaces que fazem o mesmo serviço - todas muito pesadas e dependentes de milhares de outros programas. Uma inovação para o sistema Linux, este software pode exportar a sua apresentação final para vários tipos de arquivo, como por exemplo:
• VOB
• OGV
• FLV
• 3GP
People -  Rua Major Eustaquio- 517 Centro  - CEP - 38010270 Sala 2
9 - A Escrita Colaborativa no Ciberespaço
Professora Luana Lee Martins Correia
Com o advento da internet, a sociedade caminha rumo à consolidação de um novo espaço antropológico, o espaço do saber. Para isso, é necessário gerar conhecimento. O objetivo da oficina é apresentar o conceito de inteligência coletiva e como o professor estimular a produção de conhecimento através da escrita colaborativa no ciberespaço. Para promover o desenvolvimento da escrita colaborativa, durante a oficina serão apresentadas ferramentas como a Wiki, o Google Drive e o TitanPad. A escrita colaborativa é um excelente mecanismo para desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, que favorece a troca de conhecimento e discussão de ideias. Ela permite que as diferenças e a pluralidade sejam consideradas no momento da construção do conhecimento coletivo, propiciando a criação de estratégias de interação, a exploração de conteúdos e a reflexão do grupo.
People -  Rua Major Eustaquio 517 Centro  - CEP – 38010270
 Sala 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário